GHOST CCD PATCH 2.1


GHOST
Para começar o programa GHOST CCD PATCH NÃO É UM DESCODIFICADOR de canais por cabo ou satélite.
A primeira versão do programa capturava imagens do CCD, analisava e mostrava a imagem corrigida, com o inconveniente de o frame rate e a qualidade das imagens não ser o melhor possível.
Mais tarde encontrei na Internet o programa CCD Patch (by Vempire), e achei interessante a idéia de desactivar a opção de Automatic Polarity e deixar um programa exterior enviar comandos Invert Polarity quando fossem detectadas imagens invertidas.
O objectivo deste programa é apenas analisar a imagem da cliente area do CCD CableCrypt e no caso de detectar uma imagem invertida (ghost) efectuar a sua correcção, utilizando o mesmo princípio do CCD Patch (by Vempire), com a diferença que enquanto o CCD Patch analisa apenas um ponto, o Ghost CCD Patch analisa toda a imagem ou apenas uma região de forma a detectar se a imagem esta ou não invertida.


Utilização
O programa Ghost, pode ser instalado em qualquer directório.

Antes de correr o Ghost, execute o CCD e faça os ajustes que achar necessários, assim como desactive a opção Automatic Polarity (P), que se encontra no menu Decode.

Execute o programa Ghost. Caso o programa Ghost não encontre o CCD visível no desktop ou em Full Screen mostrará uma das seguintes mensagens de erro :
      - CableCrypt Decoder not found !
      - CableCrypt Decoder window is minimized !

Active a opção File | Debug, assim como, seleccione a opção File | Settings.

Quando é seleccionado o modo CCD Capture, nenhuma correcção é efectuada no CCD, e o programa Ghost simplesmemte captura imagens da client area do CCD e ao mostrar na sua client area tenta efectuar a sua correcção.
O objectivo deste modo é observar os histogramas das imagens normais e invertidas (debug) de forma ao utilizador poder ajustar os parâmetros Area, Threshold, Trigger e Timer até conseguir que o Ghost detecte todas as imagens invertidas.

Na opção CCD Area deve ser seleccionada qual zona da imagem a ser analisada pelo programa Ghost, nomeadamente Window ou Region. Na primeira opção toda a imagem é analisada enquanto que na segunda apenas é analisada a zona delimitada pelas coordenadas ( X, Y, W, H ).

O modo Window tem a desvantagem de que se durante o programa aparecerem imagens muito brancas ( neve, praias, exteriores com muito sol, etc ) o programa acciona o mecanismo de inverter a imagem por achar que a imagem esta invertida.


Devido aos inconvenientes do modo Window, sempre que possível utilize o modo Region. Tal como pode observar nas figuras anteriores tente sempre seleccionar zonas que estejam sempre escuras durante as imagens normais e claras nas imagens negativas.


O parâmetro Threshold determina o nível a partir do qual um ponto da imagem é considerado claro ou escuro.

Gray
Red
Green
Blue
Light
 
 
 
 
0
 
 
 
 
64
 
 
 
 
128
 
 
 
 
160
 
 
 
 
192
 
 
 
 
216
 
 
 
 
240
 
 
 
 
255

Após a contagem de pontos claros e escuros, é calculado a percentagem de pontos claros ( Nº Pontos Claros / Nº Total de Pontos ) e caso seja inferior ao valor do parâmetro Trigger a imagem é considerada Normal enquanto que se for superior é considerada Invertida.

Tanto o Threshold como o Trigger devem ser parametrizados de acordo com o modo (Window ou Region) seleccionado na opção anterior. A melhor forma de determinar os valores para os parâmetros é observar os histogramas de imagens Normais e Invertidas no modo Debug.

O valor do Timer deve ser o mais reduzido possível de forma ao programa Ghost detectar as imagens invertidas e efectuar a sua correcção o mais rápido possível. No entanto tenha em ATENÇÃO que caso o valor do Timer seja muito reduzido a imagem do CCD pode ficar a oscilar entre Normal/Invertida devido ao envio de vários comandos (Invert Polarity), ou seja, neste caso temos que o valor do Timer é inferior ao tempo de resposta do CCD.

Uma vez configurado os parâmetros, pode-se desactivar a opção File | Debug, assim como, activar o modo CCD Patch, de forma ao programa Ghost enviar comandos para o CCD sempre que detectar uma imagem invertida. Neste modo o programa Ghost pode ser minimizado, assim como o CCD pode ser visualizado em Full Screen.

O modo CCD Patch, não é recomendado para a configuração dos parâmetros visto que ao enviar comandos Invert Polarity para o CCD :
- o focus esta sempre a passar CCD
- não é possível visualizar o histograma de imagens invertidas
- não é visível quando e como o Ghost efectua as correcções
Para configurar as opções utilize sempre o modo CCD Capture.

Exemplos :

Nesta imagem "normal", podemos verificar que o parâmetro Threshold foi definido como 152 e com base neste número foi determinado que apenas 2% dos pontos da imagem são considerados "claros" ou "muito brancos" relativamente a uma imagem "normal".


Nesta imagem "invertida", podemos verificar que com base no Threshold de 152 foi determinado que 93% dos pontos da imagem são considerados "muito brancos" relativamente a uma imagem "normal", pelo que como o Trigger é de 35%, o programa considera que se trata de uma imagem invertida fazendo a sua correcção assim como mostrando no ecran a mensagem (GHOST).


Notas
- Recomendo a utilização do CCD V1.33, visto que parece ser o mais estável de todos, pelo menos com o hardware que disponho actualmente.
- Para enviar comandos ao CCD, o programa Ghost tem de activar a janela do CCD, o que em algumas situações pode não ser possível se estiver a correr e a trabalhar com outras aplicações ( processadores de texto, etc ) ao mesmo tempo.


Versões
* 2.10 ( 2000.04.21 )
   - CCD Area ( Client / Region )

* 2.00 ( 2000.02.20 )
   - CCD Patch

* 1.10 ( 2000.02.06 )
   - Novo algoritmo para detectar imagens invertidas

* 1.00 ( 1999.12.08 )
   - Primeira versão do programa


Comentários e Sugestões
Se tiver sugestões de como melhorar o programa, ou se apenas quiser enviar comentários sobre o funcionamento do mesmo, pode enviar emails para ghostpatch@usa.net


Termos de Utilização
- Apesar de o programa Ghost não ser um descodificador, tenha em atenção que pode ser ilegal a visualização de programas de TV encriptados, sem o pagamento da respectiva assinatura.
- Este programa é FREEWARE. Pode ser distribuído livremente, desde que os seus ficheiros não sejam alterados.
- O autor do programa não se responsabiliza por quaisquer danos causados pela utilização deste programa assim como dos ficheiros que o acompanham.
- NÃO UTILIZE ESTE PROGRAMA SE NÃO CONCORDAR COM OS TERMOS DE UTILIZAÇÃO.


©1999-2000
GHOST